Manual do usuário CidexFibra
Olá, seja bem-vindo!
Agradecemos pela preferência em nossos serviços.
Este Manual foi elaborado com o intuito de orientar você sobre as características do serviço de acesso à internet, bem como informar procedimentos de testes para que você possa aproveitar ao máximo os nossos serviços.
Antes de entrar em contato com o nosso suporte técnico, realize os procedimentos informados neste manual.
Informações importantes
Alguns pontos que merecem atenção:
- A garantia de banda que foi estipulada em seu contrato, é ela que determina a velocidade de sua conexão;
- Os equipamentos são cedidos em regime de comodato, ou seja, serão emprestados ao cliente enquanto o mesmo tiver contrato vigente conosco (ao término da vigência do contrato, o ASSINANTE se obriga a devolver todos os equipamentos de propriedade da CidexFibra que estejam em sua posse, pelo prazo máximo de 10(dez) dias. Em caso de não devolução, o ASSINANTE arcará com o valor dos respectivos equipamentos no atual valor de mercado);
- Durante a instalação, a configuração do roteador do cliente será feita com o nome da rede padrão deixada pelo técnico da CidexFibra, caso o nome da rede do cliente mude, significa que o cliente alterou as configurações do roteador sem comunicar a empresa, e caso necessite de uma nova configuração no roteador por parte da empresa, haverá um custo de serviço adicional. Você pode consultar os valores dos serviços adicionais através do nosso WhatsApp 98586-9430. Lembrando que aparelhos em comodato com a CidexFibra não podem ter as configurações alteradas pelo cliente.
- Seu computador, celular, tablet ou outros dispositivos precisam estar em perfeito funcionamento para que você possa desfrutar de sua internet. Muitos programas e vírus em 90% dos casos são responsáveis pela lentidão da conexão.
- Cabos mal conectados e tomadas com mal contato são os responsáveis pela maioria das quedas de internet que ocorrem nas residências. Sempre verifique se estão todos corretamente conectados e em perfeito estado.
- Anatel: A velocidade da conexão não deve ser inferior a 40% da velocidade que foi ofertada. Ou seja, quando a prestadora oferece um pacote com velocidade de 100 Mb, a velocidade nunca deve ser inferior a 40 Mb.
Canais de atendimento
Mensalidade
As mensalidades são feitas via boleto e você pode realizar o pagamento nas casas lotéricas, internet banking ou nas agências bancárias.
Caso não tenha recebido o seu carnê de pagamento em até 5 (cinco) dias antes do seu vencimento, você deve entrar em contato com a CidexFibra e solicitar o carnê impresso, via e-mail ou através do nosso WhatsApp. Você também tem a opção de acessar a Área do Cliente em nosso site, lá você terá acesso aos boletos, podendo assim imprimi-los e efetuar o pagamento até a data do vencimento.
A compensação do pagamento do boleto poderá levar até 72 horas para ser concretizada e o sistema detectar o pagamento. Você também pode solicitar a liberação imediata de sua conexão, enviando uma imagem nítida do comprovante de pagamento da mensalidade que estava em aberto para o nosso WhatsApp: 98586-9430 ou 98368-9415 dentro do horário de expediente da empresa. Após esse prazo, se você continuar sem acesso, entre em contato conosco para saber se existe algum problema em sua conexão.
Antes de ligar para o suporte
Rede sem fio
A rede sem fio (Wi-Fi) é de responsabilidade do cliente pois é um método que ele optou por utilizar para redistribuir sua conexão de internet, mas pode haver alguns problemas com esse tipo de transmissão:
- Interferência de outros roteadores (dentro de sua residência ou de seus vizinhos)
- Barreiras físicas como: paredes, móveis, telefone sem fio 2.4 Ghz, telas de LCD, etc.
São alguns motivos que podem afetar a qualidade do sinal Wi-Fi, prejudicando assim a sua conexão com a internet.
O local onde o roteador será instalado é de extrema importância para o bom desempenho de sua internet.
É aconselhável que o roteador seja instalado na parte central de sua residência e em um local alto pois as ondas de rádio irradiam para frente e para baixo, mantendo distancia de outros eletrônicos e evitando obstáculos.
Problemas na conexão com a internet
- Verifique se são todos os seus dispositivos que não estão navegando ou se é somente um ou dois. Se algum dispositivo tiver acessando a internet normalmente, a internet está funcionando. O problema deve ser o próprio aparelho que você está tentando navegar ou em sua rede interna (roteador, cabo, conector, etc.)
- Verifique se o nome da sua rede Wi-Fi aparece em seu dispositivo, caso apareça a rede de seus vizinhos mas não apareça a sua, pode ser que o seu aparelho esteja desconfigurado;
- Verifique se o aparelho que você está tentando navegar está conectado à sua rede Wi-fi;
- Verifique se a sua mensalidade está em dia;
- Se nenhum aparelho estiver navegando, verifique se o modem ONU está ligado ou se tem alguma luz vermelha, se for possível retire da tomada, espere 2 minutos e ligue novamente;
- Caso você possua roteador, verifique se o cabo está plugado na porta WAN do seu roteador e se a luz da WAN está acesa, se for possível retire da tomada, espere 2 minutos e ligue novamente;
- Reinicie o aparelho que você está tentando acessar a internet.
Após verificar os itens acima e você ainda estiver sem internet, fale conosco. Só tomaremos conhecimento de algum problema em sua conexão se você nos informar entrando em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.
- Verifique se existem muitos dispositivos conectados ao seu roteador. Caso algum computador ou outro dispositivo conectado ao seu roteador estiver efetuando um download de um arquivo com grande capacidade, os outros dispositivos conectados em sua rede ficarão com a velocidade dividida e isso deixará sites, vídeos e outros serviços mais lentos.
- Verifique se a lentidão é apenas em um site ou serviço que você está tentando utilizar. Tente abrir outros sites, se os outros sites abrirem normalmente, significa que o problema não está na internet em si, mas sim no site que você esta tentando acessar, pois ele pode estar com uma lentidão momentânea em seu servidor ou temporariamente fora do ar;
- Verifique se o sinal do seu notebook ou smartphone está baixo demais. Caso esteja muito baixo, significa que você está longe do seu roteador, ou a antena do seu roteador pode estar com defeito;
- Verifique se os programas instalados em seu computador ou dispositivo estão fazendo atualizações automáticas, como o Windows Update, Update do Office, atualizações de celulares, torrents não configurados, Uploads automáticos de arquivos, etc.
- Desative tudo o que você estiver usando e que pode deixar sua banda de internet mais lenta e verifique se a sua conexão voltou ao normal;
- Desligue o roteador da energia, espere 2 minutos e ligue novamente;
- Reinicie o aparelho que você está tentando acessar a Internet;
- Faça um teste de velocidade https://www.speedtest.net/pt ou https://www.minhaconexao.com.br/ se o resultado do teste estiver dentro dos padrões do plano contratado, pode ser que o seu computador ou dispositivo esteja infectado com algum vírus ou programa malicioso;
- Verifique o seu plano de internet, talvez o plano que você tem atualmente seja incompatível com as suas necessidades. Escolha um plano de internet com mais velocidade;
- Verifique se a sua mensalidade está em dia.
Se você realizou todos os testes acima e continua com problemas na conexão, entre em contato com a CidexFibra. É de extrema importância que você entre em contato conosco quando perceber alguma anormalidade em sua conexão, se o problema está acontecendo a mais de 30 minutos realize os testes, se a conexão não voltar ao normal fale conosco para que possamos lhe ajudar. Pois só saberemos do seu problema se você nos informar.
- Isso geralmente acontece devido à interferência – telefones sem fio de 2,4GHz, fornos de micro-ondas e outros roteadores nas proximidades;
Utilize a internet direto pelo cabo LAN em alguma das portas de saída do ROTEADOR, se funcionar normalmente pelo cabo, o problema é interferência e ruído no sinal do Wi-Fi;
- Sobrecarga de tarefas. Quando ficamos muito tempo sem descansar, nosso corpo passa a responder com menos clareza. Com a tecnologia também é assim: se você deixar seu aparelho muito tempo ligado, ele pode acumular erros de sinal e chega a travar. Para corrigir este problema só será necessário reiniciar o aparelho;
Caso você tenha efetuado todos os testes e mesmo assim continua com problemas em sua conexão, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.
A evolução da tecnologia para que sua internet funcione bem não para de evoluir, e pra isso, os seus aparelhos devem ser compatíveis com as novas tecnologias. As velocidades dos planos de internet estão cada vez maiores para que você consiga assistir filmes com mais qualidade, baixar arquivos mais pesados e armazenar seus dados na nuvem. Será que os seus aparelhos conseguem acompanhar as novas tecnologias de banda larga?
Pode ser que a velocidade da nossa internet seja bem maior do que seus aparelhos consigam suportar, por isso, quando você realiza um teste de velocidade utilizando o Wi-Fi, a velocidade não bate com o plano que você contratou.
Exemplo: você contratou um plano de 200 mega, mas no resultado do teste de velocidade só chegou 30 ou 40 mega. Isso pode parecer frustrante e a primeira coisa que vem à sua cabeça é ligar para o provedor de internet e reclamar ou demonstrar sua insatisfação nas redes sociais, mas você sabia que esse problema em sua conexão pode não ser culpa do seu provedor?
As causas podem ser: roteador Wi-Fi que não suporta a velocidade contratada, o sinal de 2.4Ghz que não passa altas quantidades de banda, smartphone, notebook, tv ou tablet antigos.
Se você tem esses aparelhos mais antigos, com cerca de 3 a 5 anos de uso, eles não vão suportar as novas tecnologias de banda larga. E mesmo que você mude de plano ou até de provedor, não irá atingir velocidades altas porque simplesmente o seu aparelho não suporta.
Por isso, antes de contratar um plano de internet de altas velocidades, verifique se seus aparelhos são compatíveis com o plano que você deseja.
Caso você tenha aparelhos mais novos, compatíveis com as novas tecnologias de banda larga, realizou o teste de velocidade exatamente como nós explicamos neste manual e também no ato da instalação de sua internet, e mesmo assim a velocidade não for compatível, fale conosco, pois só saberemos sobre algum problema em sua conexão se você nos informar entrando em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.
Quando você entra em contato com o nosso suporte e o atendente fala que sua conexão está normal e não há perda de pacotes, a causa pode ser ruído e interferência no sinal de Wi-Fi, geralmente na rede de 2.4 Ghz.
Alguns fatores para esse ruído são:
Roteadores próximos, como outros roteadores em sua casa, roteadores dos vizinhos ou outros aparelhos eletrônicos que trabalhem na mesma frequência de 2.4 Ghz.
Desligue o seu roteador, espere 2 minutos e ligue novamente.
Isso fará o roteador atualizar o canal de frequência ao inicializar novamente e pode melhorar um pouco o sinal de Wi-Fi, pois o aparelho escolherá uma frequência um pouco mais “limpa”.
Outro motivo é o de travamento do roteador, desligar ele faz com que o sistema seja inicializado novamente. Fazendo assim com que ele “destrave”.
Quando você entra em contato com o nosso suporte e o técnico fala que há tráfego em sua conexão e que o tráfego está batendo com a velocidade do plano que você contratou é porque existe algum aparelho em sua residência que está consumindo sua banda de internet, algum vírus, algum aparelho que está conectado e fazendo alguma atualização automática ou muitos aparelhos conectados e navegando em seu roteador ao mesmo tempo.
Caso necessite de suporte, deixe seu equipamento ligado para que possamos efetuar eventuais testes de comunicação ou ajustes de configuração.
O contato para suporte pode ser feito preferencialmente por nossos WhatsApp ou através de ligações, SMS, Instagram, Telegram ou Email, tente ser o mais claro possível.
Dividir a internet com vizinhos ou terceiros sem dividir a mensalidade ou cobrar pelo serviço, não é crime, porém sua conexão será comprometida levando em conta que não existirá controle algum sobre a velocidade de cada dispositivo conectado ao roteador. Quando você divide sua internet com o seu vizinho, se ele cometer algum crime virtual, você será responsabilizado criminalmente pelo que ele fez pois você é o responsável pela conexão.
Dividir a internet com vizinhos ou terceiros cobrando algum valor ou taxa se configura como “atividade clandestina de telecomunicação”, crime previsto no artigo 183 da lei n° 9.472/1997, que prevê detenção de dois a quatro anos, aumentada em 50% caso haja danos a terceiros, e multa de R$ 10 mil para quem desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação.
Abra uma nova guia em seu navegador e abra outro site, exemplo: “www.globo.com”, caso ele abra normalmente, o problema não é a internet em si, pode ser que os servidores do serviço (Facebook, WhatsApp, YouTube, etc) estejam sobrecarregados no momento ou alguma rota pode estar fora do ar, aguarde a normalização, não há nada que seu provedor ou você possam fazer nesses casos, depende de serviços de terceiros.
Caso você possua TV a cabo ou antena pirata dos modelos que são conectados à internet e está tendo problemas, reinicie seu equipamento e caso o problema persista entre em contato com seu instalador de TV, lembre-se, muitos serviços gratuitos ou pirataria não funcionam corretamente se comparado a serviços pagos.
Como fazer o teste de velocidade corretamente?
- Desligue todos os computadores, smartphones, tablets, tvs e notebook ligados à sua rede Wi-Fi, deixe apenas o computador onde será realizado o teste de velocidade. Se outros aparelhos estiverem conectados em sua rede Wi-Fi no momento do teste, o resultado final do teste de velocidade será afetado.
- Feche todas as páginas e programas abertos em seu computador. Enquanto o teste estiver sendo realizado, nenhum outro dispositivo ou máquina deverá utilizar a internet a não ser o computador onde será efetuado o teste de velocidade.
- Abra o site http://www.speedtest.net/pt ou https://www.minhaconexao.com.br/ em seu computador e com apenas essa página aberta , inicie o teste.
- Evite testar a velocidade através da rede sem fio, pois este fator influencia diretamente no resultado final do teste.
- O computador deverá estar conectado diretamente ao roteador usando um cabo de rede
O teste poderá variar conforme dia e horário, portanto, o usuário deverá executar o teste várias vezes em dias e horários diferentes, verificando a média do resultado.
Este resultado, ou a média dos históricos dos resultados medidos em ocasiões diferentes, pode ser facilmente comparado com a velocidade de download contratada.